O mercado também faz a sua carta
28/8
Faltam 66 dias para 2/10. No dia 26, a conclusão foi de que não há risco para uma ruptura da democracia brasileira. Nem pela esquerda e nem pela direita. A fala majoritária é que não há risco, mas que devemos nos posicionar o tempo todo em defesa da democracia, dado que o atual presidente da República tem declarações que ameaçam constantemente as instituições democráticas, sem que disso resultem consequências institucionais imediatas. Exemplo: ilações falsas sobre as urnas eletrônicas e possibilidade de desrespeito ao resultado das eleições.
Uma iniciativa que vem contribuindo com essa luta é o Pacto pela Democracia. Trata-se de um espaço comum, https://www.pactopelademocracia.org.br/ formado por organizações, movimentos e cidadãos para expressar, de forma apartidária, o compromisso de resgatarmos e aprofundarmos práticas e valores democráticos, diante dos inúmeros desafios ao longo dos últimos anos no país.
Hoje em seu mailing de notícias, me chamou a atenção para a importância dos posicionamentos dos brasileiros frente à reunião com os embaixadores. Além da carta aos brasileiros, compartilhada aqui no último post, foi citado na matéria “Manifestos pela Democracia” que “A Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) também está preparando um manifesto pró-democracia, que conta com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)”. A fonte deles foi O Estadão.
https://us16.campaign-archive.com/?u=710d99a45384241aad810056b&id=adee19c392&e=a50f9b9d01
FIESP e Febraban? Aí ninguém sustenta, não é mesmo? A UOL já afirma que a campanha de Bolsonaro está alarmada com a repercussão da Carta e que avalia que podem ter perdido o apoio das elites. Imagina quando chegar o manifesto da FIESP. Ainda que para eles a perda do apoio para essas eleições seja o mais importante, para mim o mais relevante será o recado de partes significativas da sociedade civil, da burocracia pública e do mercado: estará colocado um limite claro para qualquer tentativa de desrespeito à nossa democracia por quem quer que seja!
https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/07/28/tales-faria-uol-news.htm
Se confirmar mesmo a chegada do mercado a essa luta, será motivo de grande comemoração!!!!